
Rosa Maria Justo
É possível compreender um texto numa língua estrangeira, a qual não se tem conhecimento linguístico?
A resposta é sim, através da leitura instrumental.
Quando nos deparamos com um texto, acionamos nossos conhecimentos prévios sobre o tema através do título do texto, por exemplo. No entanto, ao ler um texto que não dominamos a língua, o contexto e o gênero textual, serão aliados na compreensão leitora.
Contextualizar a leitura de um texto é usar todas as marcas de identificação necessárias para que se possa, a partir dessas marcas, inserir um gênero.
Por exemplo, se recebemos um folheto de turismo, vendendo um pacote de viagem em outra língua que não entendemos, pela estrutura do texto, disposição visual, imagens, tipo de letras, é possível deduzir do que se trata o texto, nesse caso, uma propaganda de viagem.
Ao ativar nossos conhecimentos prévios sobre esse gênero textual, sabemos que haverá um país ou uma cidade sendo anunciados, um lugar com o sem praia, hotel, valores de estadia, etc.
A partir disso, o professor, com perguntas direcionadas, conduzirá o aluno a reconhecer o tema geral, a fazer associações de ideias, a explorar o vocabulário e outros aspectos relevantes do texto.
Depois dessa etapa, através de dados concedidos pelo próprio texto, o professor indicará os elementos gramaticais, sintáticos e semânticos, relevantes para a compreensão textual. (Nomura, 1982).
A leitura e a compreensão de um texto em uma língua estrangeira, demandam estratégias que facilitem o desenvolvimento dessa habilidade, principalmente em se tratando de textos de diferentes áreas, como: medicina, engenharia, química, etc., além de textos acadêmicos para exames de proficiência de pós-graduação, mestrado, doutorado entre outros.
Se você, caro leitor, identificou-se com esse texto e precisa ler textos técnicos de diferentes áreas, a Colmena Assessoria Linguística, pode te ajudar!
Rosa Maria Justo
Referência:
NOMURA, M. O uso instrumental de línguas. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 26, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3648. Acesso em: 22 nov. 2023.
